4 Dicas para conquistar a clientela e ter sucesso

Todo negócio precisa de clientes para viver. Nosso sucesso como empreendedores é medido pela quantidade de clientes que conquistamos, pela visibilidade que o consumidor tem da marca e pelo reconhecimento no mercado. Tudo isso está interligado, logo a atenção na hora de conquistar ao cliente tem que ser máxima.
Antes de qualquer uma das 4 dicas que vamos passar para você, tenha em mente que precisa conhecer a fundo o seu público alvo, produtos e serviços que vende, seu mercado e concorrentes. Sem isso você não tem foco e por consequência não terá sucesso. Depois de ter essa consciência, veja quais dicas separamos para você!
1. Saia do óbvio: Personalize o atendimento e surpreenda
Personalizar o atendimento é saber o que o cliente busca, o que ele tem preferência e da forma que ele procura. O “posso ajudar?” não é tão funcional quanto o “eu tenho aquele produto que você deseja para melhorar tal coisa”. E surpreender faz parte disso, é descobrir as preferências do cliente, é segmentar o atendimento. Aí você me pergunta: Como posso descobrir as preferências do cliente? Como saber o que ele realmente deseja? Eu tenho uma resposta bem simples para essas questões: o CRM. Essa é uma ferramenta importantíssima criada pelo marketing para que você armazene as informações de seus clientes e saiba a melhor maneira de usá-la a favor de ambos!
Também tente novas formas de surpreender. Se você continuar fazendo tudo igual, sempre terá os mesmos resultados. Você pode surpreender até mesmo com a simplicidade. Grandes marcas conquistaram espaço justamente por isso, por surpreenderem os clientes e criarem valor. A Apple é um exemplo disso, simplicidade e inovação andando juntas.
2. Organize, promova e disponibilize canais eficientes de contato
A organização consiste em ajudar a encontrar todas as informações que precisa sem dificuldades. E organização de clientes em uma empresa séria é sinônimo de CRM. Isto está mais que claro, não é mesmo?
O ato de promover seu negócio é buscar meios de se chegar aos clientes, seja por mídias tradicionais, malas diretas, contatos telefônicos ou através dos novos meios de comunicação digitais como por exemplo, as redes sociais. É interessante destacar aqui que você sabendo o perfil do seu cliente conseguirá identificar onde ele mais passa seu tempo livre, o que ele faz ou acessa e investir nesses lugares a sua marca. Promover é divulgar, não importa qual seu negócio. A divulgação é essencial para captar clientes.
Agora, não adianta organizar as informações do cliente, divulgar sua marca se você não tiver meios de contato que funcionem. Vai por mim, você continuará perdendo clientes se fizer isso. Divulgou seu e-mail? Então responda seu cliente ou consumidor potencial quando ele enviar alguma questão para você. Deixou telefone para contato? Então atenda as chamadas recebidas. Abriu página no Facebook, perfil no Twitter e etc? Então não os deixe sem algum tipo de retorno. Criar milhões de formas de contato sem que consiga atender todas elas é um tiro no pé! Além de não vender para esses clientes, sua má fama de não atendimento vai se espalhar para outros que poderiam ser seus futuros clientes. Por isso, como já dissemos em outro post: atendimento é fundamental!
3. Descubra a motivação de compra de seu cliente
Para descobrir esses passos, é importante se fazer perguntas e analisar com as informações que tem sobre os clientes que já fizeram negócio com você.
Primeiro: O que o cliente fala com você? Ele pode te dar pistas da motivação de compra dele. Por isso ouvir é super importante.
Segundo: Olhe a comunicação não verbal. O corpo também fala. Isso é mais fácil de identificar quando a compra é feita num ponto de venda, ou seja, frente a frente. A partir dessa comunicação não verbal você pode captar muitas informações e até mesmo ideias que o seu consumidor deseja te passar.
Terceiro: Formule perguntas interessantes que podem ajudar nessas questões e saiba responder as que seu potencial cliente fez. Afinal, algumas indagações dele podem ir de encontro aos reais motivos para consumir determinado produto/serviço.
4. Gerencie ações e monitore sua marca
Não adianta promover sua marca, produto ou serviço se você não avaliar se está trazendo resultado. Fazer isso é a mesma coisa que comprar isca e nunca sair para pescar: é prejuízo e tem validade. Por isso analise todas as ações que está fazendo e avalie se vale a pena continuar usando das mesmas estratégias ou de repente, mudá-las para ter uma maior eficácia. O uso de relatórios aqui é super importante, e umCRM+projetos consegue fazer isso.
Mas não esqueça de acompanhar sua marca. Monitorar é preciso pois só assim você vai saber sua relevância no mercado, o que seus clientes acham de você e o que a concorrência pode supostamente estar tentando tirar proveito para dizer que é diferente do seu produto/serviço. Hoje em dia com o avanço da internet, monitorar sua marca é essencial e pode te ajudar a gerenciar crises ou captar tendências, descobrir influenciadores ou trazer soluções rápidas.
Lembre-se sempre, ter sucesso exige alguns esforços mas que bem feitos trazem uma clientela fiel e determinam o valor que você tem aos olhos do mercado em geral.
Do blog http://blog.crmzen.com.br/